Vamos celebrar a vida, vamos celebrar a tradição!
- comunicacaonacionalRenafro

- 1 de set. de 2020
- 1 min de leitura
O retorno à massa de origem do nosso caçador Ogã José Marmo da Silva que completa três anos nessa terça feira 01 de setembro. Sem dúvidas Orun e Aiyê estão em festa e nesse momento interligados na coletivização da sua ancestralidade na perspectiva da cosmologia africana potencializando a força vital da nossa grande família Renafro Saúde.
É dia de homenagear a memória da nossa maior liderança, visionário social, que viabilizou esse importante encontro, homens e mulheres lideranças das mais variadas tradições africana no Brasil e que jamais será esquecido. Trocou sua presença física do mundo visível pelo o mundo invisível e se integralizou com o cosmo, com a natureza e continuará a se fazer presente entre nós em forma de energia, axé, anguzo.
Segue cuidando do Orun das nossas lutas contra o racismo, contra o racismo religioso, pela saúde da população negra e em defesa dos direitos das tradições de matriz africana, questões que marcaram sua existência entre nós e na sociedade brasileira.
Marmo continua vivo em cada um de nós que vivencia e constrói o legado herdado da Renafro Saúde no seu estado e município através dos núcleos e grupos de trabalhos. É a soma da memória individual transformada em registro histórico coletivo, como um compromisso de todos (as), para em seu nome pulsar alternativas as futuras gerações. Está internalizado na nossa prática cultural, no nosso método e valores de como fazer política por reparação e justiça social.
Ogã José Marmo da Silva Presente,
Marmo Vive, viva Marmo!
REDE NACIONAL DAS RELIGÕES AFRO BRASILEIRA E SAÚDE - RENAFRO
Mãe Nilce de Iansã e Babá Diba de Yemonjá









Comentários