PROGRAMA POVO DE TERREIRO
- comunicacaonacionalRenafro

- 6 de set. de 2022
- 2 min de leitura

O Programa Povo de Terreiro dessa próxima quinta-feira, dia 08/09, abordará “Memórias e Narrativas da Primeira Infância de Terreiro”, uma viagem pelo tempo espiralar do corpo-infância de nossas tradições de matriz africana.
O programa vai ao ar às 20h, ao vivo aqui na página do Facebook do Programa Povo de Terreiro e, também, pela Rádio Catamarã 88.5 FM.
Para a roda de conversa convidamos três mulheres potentes:
Mãe Nilce de Iansã: Coordenadora Nacional da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO). Ìyá Ẹ́gbẹ́ (“mãe da comunidade”) do Ilê Omolú e Oxum, RJ.
Ìyá Flávia de Oyá Dirã: Ìyálórìṣà do Ilé Asé Aloyá. Filha de Donga de Oyá, da bacia do Zé da Saia, do Batuque da cidade de Rio Grande, RS.
Ìyá Ana de Iemanjá Boci: Ìyálórìṣà da Nação Gegê Nagô, do Centro Espírita de Umbanda e Reino de Iemanjá, de Pelotas, RS. Filha da Mãe Jaluza de Xangô Agodo, neta da Vó Quita do Bará e bisneta de João do Bará Bí.
Apresentador: Bàbá Diba de Iyemonja: Babalorixá. Sanitarista. Coordenador Nacional da RENAFRO Saúde. Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do RS.
Debatedores: Profa. Ma. Rita Medeiros: Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ênfase em educação infantil e infâncias. Participante do projeto de pesquisa “Culturas Infantis de Terreiro: experiências e narrativas de crianças pequenas vivenciadoras de tradições de matriz africana” vinculado à UFPel e ao PPGPSI da UFRGS.
Prof. Dr. Bàbá Hendrix Silveira: Bàbálórisà da Comunidade Tradicional de Terreiro Ilé Àse Òrìsà Wúre. Doutor e Mestre em Teologia. Especialista em Ciências da Religião. Graduado em História. Assessor Técnico do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. Docente na Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Identidade Étnica e Interculturalidade (EST).








Comentários