PRIMEIRO ENCONTRO DE MULHERES DE AXÉ RENAFRO - NÚCLEO SALVADOR
- comunicacaonacionalRenafro

- 11 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2023
evento da Renafro em Salvador
l Encontro Estadual Mulheres de Axé da Renafro núcleo Salvador
06/05/23
O “Encontro Mulheres de Axé“, reuniu representantes da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), nacional e do estado da Bahia, além de instituições de diversos setores da sociedade, na Casa da Música, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, Salvador.
O objetivo do encontro foi promover diálogos e reflexões sobre questões relacionadas à saúde no estado da Bahia, bem como o enfrentamento do racismo religioso. É importante ressaltar que as religiões afro-brasileiras, têm enfrentado desafios e discriminação ao longo dos anos, inclusive no campo da saúde.

O evento aconteceu no último sábado, 6, e a abertura foi conduzida pela Yálorixa Jaciara Ribeiro dos Santos do Terreiro Axé Abassá de Ogum e coordenadora do Núcleo de Mulheres de Axé da Renafro-BA, com a presença das dançarinas do Bloco Afro Bankoma.
A programação contou com a formação de Grupos de Trabalho: Propostas de ações para as Mulheres de Axé 2023, Lançamento do Catálogo “Moda de Terreiro” e Presente de Osun. Foi um momento simbólico que trouxe visibilidade e valorização para as tradições ancestrais e para as mulheres que desempenham um papel fundamental nessas comunidades.
A união da RENAFRO com a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE) o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI) a Secretaria Municipal de Saúde e as organizações, Race Equality Foundation, KOINONIA e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) no Encontro Mulheres de Axé, evidencia a importância de um esforço conjunto na promoção da saúde, na promoção da igualdade racial e na defesa dos direitos das comunidades afro-religiosas.

Vídeo do Encontro Estadual Mulheres de Axé da RENAFRO, Núcleo Bahia.
.
#racismo#racismoreligioso#intoleraciareligiosa#Renafro#candomble#candomblé#umbanda#batuque#quimbanda#cultotradicionalafricano#tradiçaoafrobrasileira#axé#àse#ase#terreiro#povodeterreiro#visibilidade#resistencia#luta#eusourenafro#brasil








Comentários